maio 28, 2011

Gardenia [Les Ballet C de la B]

ontem deambulava pela cidade quando passei pela porta de um cabaret, o Gardenia. porta entreaberta, ouviam-se as notas langorosas, mas calorosas, de uma orquestra que se despede. fiquei ali a espreitar.
uma figura alta, esbelta - soube depois que era a Madama - cantava com a sua voz muito grave, sentida.

somewhere over the rainbow skies are blue 
and the dreams that you dare to dream really do come true.
...
somewhere over the rainbow bluebirds fly
birds fly over the rainbow, why then, oh why can't I?

parece que ontem foi o último dia do Gardenia. fechou.
com Madama, a sua família Gardenia, reunida em torno do palco que acolheu as suas vidas e fantasias. espreitei essa despedida.  o palco foi de tod@s, e brilharam, deslumbrantes.  estavam muitos olhos presos àquele palco, enfeitiçados. e perante eles desfilou a metamorfose explosiva de quem é empurrado a viver o seu sonho e o seu ser em cima de um palco: sob os holofotes, o deslumbramento, a alegria, com pequenos apontamentos a chamar a tristeza e a solidão, outros a gargalhada.

quando o desespero e a solidão se instalam no centro do palco, Madama esclarece que vivemos para coleccionar os raros momentos de felicidade e concretização, aqueles que ainda que não se repitam, dão  a energia necessária para aguentar a rotina e os dissabores das nossas vidas.  

o final foi apoteótico.

[@Luc Monsaert]

maio 26, 2011

telurismo

no  verão de 2008 passei por Monsanto da Beira. terra encantadora. já vi escrito em vários locais que é a "terra" mais portuguesa de Portugal. não concordo, mas tem, sem dúvida, os seus encantos. impossível ser indiferente à coexistência dos penedos e dos homens que os procuraram habitar, construindo casas em seu redor, erguendo um povoado aos pés de um castelo esvaziado de onde a vista pode alcançar o descer do sol através da serra da gardunha, ou do moradal. e se agora é pitoresca e turística, o realizador Manuel Guimarães propõe um olhar bem mais assustador, ainda que encantador, no seu "Crime da Aldeia Velha", adaptação da obra de Bernardo Santareno, supostamente escrita a partir de um caso real ocorrido em Marco de Canaveses... Manuel Guimarães não poderia ter escolhido melhor local de filmagens.  ao que consta, a maioria do elenco era constituído, à data, por habitantes de Monsanto. a fotografia é fantástica.

uma pequena amostra
[O crime da aldeia velha, de Manuel Guimarães,1964]