março 29, 2008

Abril à porta

pequenas histórias de desilusão, de esperança, de acção, de luta, no período que sucedeu a Revolução de 74, contadas no feminino:


2 excertos de As Pombas são vermelhas,
Urbano Tavares Rodrigues,
LBEuropaAmérica

Margarida:

Um dia, Margarida, entrarás em triunfo num conto todo azul que será real. E nesse dia tu, que és já, por opção, o povo, que sofreste para o ser e saber sê-lo, serás para todos a bandeira, o sorriso, o desafio não teatral, o amor singelo. Tua frágil silhueta de lutadora, o sol disperso no metal da voz, o calor da tua palavra que é esperança, que é ajuda, e é batalha!
(...)
Um dia, Margarida, Portugal estará mais do que hoje apto a aceitar mulheres como governantes; e então, tu cumprirás plenamente, servindo o povo, num cargo certamente difícil, desses que tão duramente obrigam ao que tu aprendeste e sabes, no teu lindo sorriso, lindo de fraternidade: transmitir aos outros a tua verdade e trabalhar pelo futuro, para o futuro. Porque tu és (nós somos) o intervalo, o intervalo amorosamente sacrificado, entre as faustosas ruínas (desses que, em seu espavento, nem as vêem) e o projecto de outra sociedade, que havemos de modelar, com a arraia-miúda e segundo a sua vontade consciente - mas que já não fruiremos na sua hora de jardim.

-------------------------------------------------------------

Mulher escrevente

numa pausa da Revolução:

A Revolução, em rigor, não tem pausas. Mas é preciso inventá-las. Senão, não aguentamos.
Este escrever é mais uma forma subtil de me torturar. A sala é grande de mais para mim. Habita-me, à margem da Revolução, ou dentro dela, um amor que também inventei (ou não?) como esta pausa. Como este refluxo.
Tento agarrar-te (me) por dentro. (...)
(...)
Escrevo: sou assim o guia cego de umas quantas palavras destruídas e recriadas. Um dia, não podia mais, resolvi gritar - e então cantei.
Agora amo-te (me). Não sei onde isto me levará. Amar é, de certo modo, matar. Contigo experimento a ternura das noites tépidas. Contigo imagino que sou livre. Estar contigo, fazer contigo amor, mesmo sem saber o que leveda por detrás dos teus olhos escuros, é bater com uma porta na cara do mundo do deve ser.
Olho-te (me) de frente, longamente, meigamente, ferozmente. De frente tenho olhado, quero olhar, o medo, a loucura, o amor, a morte. A revolução.
(...)

2 comentários:

Joana Espain disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana Espain disse...

Belos sons por aqui:) Só lamento que em vez de comando sejam hoje sons de pranto, que em vez de gritos sejam ecos convalescentes. Onde está esta gente de alma grande? Onde está a alma grande desta gente? Onde está a alma da nossa gente?