setembro 19, 2008

um companheiro de férias

o livro é pequeno, 102 páginas, nove pequenos contos de Djuna Barnes, sob o título Uma Noite Entre os Cavalos. elemento da selecção de companheiros de múltiplas viagens. passaram seis semanas. só ontem me abandonou, companhia permanente salteada por outras leituras.

os contos de Djuna abrem-se a partir de situações simples, de um quotidiano já distante da dinâmica do mundo do Hoje, mas os carácteres humanos que lhe servem de base podem facilmente ser universalizados intemporalmente. pequenas loucuras ou obsessões, valores humanos, pressupostos sociais... desenvolvem-se numa trama hermética, com buracos narrativos que levam o leitor a passear-se pelas poucas páginas de cada conto, relendo do fim para o princípio, em busca de caminhos ou pequenas pistas. no fim esperam-nos (quase) sempre doses tipo shot de crueza/crueldade humanas. para que aprendamos a reconhecer os seus sinais, ou para compreender outras dimensões que nos escapam na rotina fechada dos dias.

o conto que mais me demorou a digerir intitula-se "O coelho". noutro registo, o peso das aparências e suas consequências estão bem marcados no conto que dá o nome ao livro.

Sem comentários: