janeiro 01, 2009

Palestina, século XXI [#1]

o conflito israelo-palestiniano está muito documentado na web. em contraste, é pouco divulgado através dos noticiários televisivos (mais preocupados com a carnificina do que nas questões de fundo), e na imprensa escrita os artigos parecem vir moldados de acordo com posições pré-definidas, quer por via dos colunistas, ou das fontes internacionais de onde os artigos são normalmente traduzidos. a questão é muito complexa. com ela aprendi que não me devo manifestar sobre factos cujo contexto me seja desconhecido.

faz cerca de 5 anos que fiz uma pequena pesquisa de informações sobre o conflito, em consequência da leitura (devorada) de uma graphic novel jornalística da autoria de Joe Sacco, intitulada Palestine. esbarrei com mapas da Palestina que me deixaram boquiaberta com a conivência internacional com violações sistemáticas de resoluções internacionais, à boleia de interesses sobre os quais posso apenas especular, à falta de informações concretas.

sugestão de leituras para entender um pouco melhor o contexto desta luta, são os livros de Karen Armstrong, como o A History of God: The 4,000-Year Quest of Judaism, Christianity and Islam e, na linha do conlúio internacional, a obra de Noam Chomsky, como por exemplo o primeiro capítulo do What Uncle Sam Really Wants.

ficam então os mapas, com ligações para as respectivas fontes.

               



Sem comentários: