faz umas semanas passou Our Brand is Crisis, de Rachel Boynton, no Gato Vadio, e infelizmente, pelo tardio da hora, não houve energia e disponibilidade para o colocar a debate.
é inquietante ver a execução prática de todas as teorias manipulativas de opinião pública (política) que normalmente apenas se imagina existirem. ali, estranhamente a crú e de forma assumida, documenta-se o trabalho de uma equipa de estrategas americanos da empresa Greenberg Carville Shrum que consegue levar, em 2002, à Presidência da Bolívia o candidato Gonzalo Sanchez de Lozada, conhecido como Goni, saltando no último "minuto" de um 3º lugar para a vitória. trabalho longo, árduo e muito bem conseguido pelos americanos que assim cumpriram o seu papel. no fim, toda a encenação e planeamento não se extendiam às verdadeiras capacidades de liderança do presidente: a Presidência de Goni revela-se desastrosa, tanto quanto o Documentário o mostra, e termina com nova revolução, que a seu tempo leva Evo Morales à presidência com forte apoio popular.
existem muitas questões no ar, mas constantemente relembro o slogan da campanha de Goni, e o som é-me demasiado semelhante a outro slogan bem mais recente.
si se puede
yes we can
Sem comentários:
Enviar um comentário