fevereiro 26, 2008

Formiga com catarro e Pó dos Livros

Sinto uma pequena ansiedade positiva, miudinha, com as actividades pendentes para uma próxima ida a Lisboa. Uma delas é entrar na Pó dos Livros. À parte este pequeno detalhe, transcrevo aqui uma pequena estória que me deixou a sorrir. É contada por Jaime Bulhosa no blog da Pó dos Livros:

“Já a formiga já tem catarro”, e ainda bem. Há uma coisa de que eu tenho a certeza, os leitores do futuro serão muito mais exigentes do que nós somos agora.

Outro dia, entra um miúdo de três anos na livraria e diz, com uma vozinha muito querida: - Senhoii, queo tocar este livo poque tá estagado!

Numa das páginas do livro o narrador, a dada altura, conta que se encontram na floresta um hipopótamo, um leão, uma cobra e uma formiga. Só que o ilustrador por lapso, ou não, esqueceu-se de representar a formiga. O miúdo pergunta-me: - onde é que tá a fomiga? Como não estava, queria trocar o livro. Achei que os argumentos apresentados tinham validade, ainda tentei dizer-lhe que a formiga era muito pequenina e por causa disso, não se via. Resposta que não foi de todo satisfatória.

Livro de reclamações: Senhores ilustradores, se um autor escrever que existe um hipopótamo, um leão, uma cobra e uma formiga, façam o favor de os desenhar a todos.

[Jaime Bulhosa]

Sem comentários: