março 13, 2008

lisbon story*

sons de Madredeus, um rasto para reavivar a memória:


[Wim Wenders, 1994]
[música: Guitarra, Madredeus]

este é um dos filmes que me acompanhará, sempre: um sonoplasta arrastado até ao coração de Lisboa, por amizade, por trabalho - ou não fosse a sonoplastia uma das minhas possíveis profissões alternativas...

e, é claro, cruzar toda a europa para chegar ao âmago desta cidade abraçada ao Tejo nunca poderia ser uma aventura sem precalços. há que vê-los. não os desvendarei aqui.

no filme Lisboa desvenda-se através da magia da luz, das pessoas, dos putos, dos bairros, das vistas, e das sonoridades de Madredeus, num casarão de sonho, meio abandonado, a meter água, albergando pequenas magias, como as leituras de Pessoa em lingua alemã, pelo sonoplasta Philip Winter
-eu gosto da sonoridade alemã-
entre o filme e as minhas deambulações caminhantes por lisboa (ruas do bairro alto, do castelo, da ribeira, de santos, de alfama, príncipe real...), o sentimento é o mesmo. uma dose de calma, outra de nostalgia, outra de saudosismo, outra de beleza, e finalmente uma dose de encantamento, ingredientes envolvidos com os sons de bairro, as velhotas de janela para janela, os miúdos das pracetas na brincadeira.

o filme não é "perfeito". há um momento que poderia ter sido abreviado. mas o que vem depois é também uma mensagem que merece reflexão. também não me vou alargar sobre ela. há que sofrer um pouco do tormento, para ver como Winter dá uma verdadeira lição de vida ao personagem-realizador-amigo Friedrich.


o final de uma das minhas cenas preferidas, a demonstração das artes de um sonoplasta:
Winter: this cowboy needs a shave...


*(esta kasca já estava prometida há algum tempo...)

Sem comentários: