março 14, 2008

inversão de papéis...

...khalu dorme, eu com amostras de insónia.

faz algumas semanas que te coloquei numa pasta laranja, neste teu formato de 211 páginas. estás presente em todos os regressos ao quarto. e' la' que me espreitas. melhor, e' ali que eu te espreito. ainda que no confinamento de uma pasta laranja, com elásticos, nao vá uma lufada de vento baralhar-te/me/nos a ordem.

mas hoje houve vozes, mãos, olhos, pássaros a rasgar céus, corpos cobertor, e esta espiral a tornear-me as correntes nocturnas:

"cercam-me os teus olhos como espelhos de água transparentes onde se reflectem os dias que abraço na memória" [munakazi]

sim, aproprio-me de segredos que não são meus. e não vou inventar a roda, pelo que


Quero dizer-te uma coisa simples: a tua
Ausência dói-me. Refiro-me a essa dor que não
Magoa, que se limita à alma; mas que não deixa,
Por isso, de deixar alguns sinais - um peso
Nos olhos, no lugar da tua imagem, e
Um vazio nas mãos, como se as tuas mãos lhes
Tivessem roubado o tacto. São estas as formas
Do amor, podia dizer-te; e acrescentar que
As coisas simples também podem ser complicadas,
Quando nos damos conta da diferença entre o sonho e a realidade.
Porém, é o sonho que me traz a tua memória; e a
Realidade aproxima-me de ti, agora que
Os dias correm mais depressa, e as palavras
Ficam presas numa refracção de instantes,
Quando a tua voz me chama de dentro de
Mim - e me faz responder-te uma coisa simples,
Como dizer que a tua ausência me dói.

[Nuno Júdice]


apenas isto. ou então isto é ainda resquício do efeito incompreensível de Caramel.

Sem comentários: