julho 23, 2008

recordações de viagem - Hopi healing stone

entrando numa pequena loja de arte tradicional índia em Santa Fé, a Warrior Maiden Art, não resisti a adquirir uma série de amuletos índios Hopi. diz-se que estas pedras curandeiras devem ser fechadas na mão, convictamente, e que desta forma adquirimos as suas energias. cada elemento tem o seu simbolismo muito próprio. aves, normalmente associadas a energia criativa. o urso, claro, espírito protector. outros elementos são por vezes mais abstractos: um simples seixo, uma seta... mas o que importa é a energia que deles se transmite. recordações de viagem que ofereci com gosto, mas com alguma dificuldade de perder. fiquei com uma (ou duas!) - este urso com pássaro a galope tem menos de 2 cm de comprimento!


diz-se que estes amuletos devem colocar-se numa pequena saqueta, juntamente com pequenos objectos que nos são importantes - o medicine bag - e que nos devemos fazer acompanhar por ele. não é um amuleto de sorte, mas fonte de poderes sobrenaturais que ajudam na caminhada.

os índios Hopi, originários do nordeste do estado de Arizona/USA, são ricos em amuletos e simbologia. o nome Hopi, por si, significa bem, calmo, sábio. designam-se a si próprios como Hopitu - the peaceable people. há claramente aqui uma afinidade muito grande com as minhas origens.

Sem comentários: